Mercado de Mobile e App Store Optimization

Não é novidade para ninguem que o mercado de aplicativos para celulares cresce a cada ano, em todo o mundo são mais de 1,8 milhão de apps disponíveis para os mais diversos tipos de usuários, além disso, o faturamento esperado para este ano deve alcançar a ordem de US$ 29,5 bilhões.

No Brasil, o mercado de celulares também está aquecido, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o Brasil fechou do ano de 2013 com 271,10 milhões de linhas de celulares ativas no país e teledensidade de 136,45 acessos por 100 habitante.

No último mês de 2013, os acessos pré-pagos totalizavam 211,58 milhões (78,05% do total) e os pós-pagos 59,52 milhões (21,95%). A banda larga móvel totalizou 103,11 milhões de acessos, dos quais 1,31 milhões são terminais 4G.

Top Smartphone Platforms3 Month Avg. Ending Dec. 2013 vs. 3 Month Avg. Ending Sep. 2013Total U.S. Smartphone Subscribers Age 13+
Source: comScore MobiLens
Share (%) of Smartphone Subscribers
Sep-13 Dec-13 Point Change
Total Smartphone Subscribers 100.0% 100.0% N/A
Android 51.8% 51.5% -0.3
Apple 40.6% 41.8% 1.2
BlackBerry 3.8% 3.4% -0.4
Microsoft 3.3% 3.1% -0.2
Symbian 0.3% 0.2% -0.1

fonte: comScore

Como podemos perceber na tabela acima, temos dois grandes players (Android e Apple iOS) brigando pelo domínio do mercado de aplicativos e juntos eles representam cerca de 93% deste mercado que não para de crescer.

Esta dualidade no mercado torna a indústria de “App Store” um mundo diferente do mundo busca, onde o mercado é praticamente dominado por um único player (Google). No ecossistema de “App Store”, existem dois grandes players praticamente empatados concorrendo pelo mesmo espaço. Portanto, ao contrário de busca on-line, o “market app” não pode considerar apenas o Google.

Este cenário, cria um novo desafio para os profissionais de SEO, pois eles precisam otimizar os aplicativos tanto para Google Play como para a Apple App Store, porem onde há desafios também há oportunidades. Então se você esta pensando em criar um aplicativo ou já tem um no mercado, espero que as dicas abaixo possam ajudá-lo a otimizá-la para ambas as lojas.

Google Play

G
Mais familiar a todos que já tenham trabalhado com SEO. Acreditasse que o Google Play será o maior player nos próximos 5-10 anos devido a natureza open source da plataforma Android. Além disso, como é um produto Google, sua loja compartilha e consome informações de sua busca.

On-Page Optimization

1 – Título : A pedra fundamental de qualquer otimização é a “tag” título. Ela é muito parecida com a tag título de um site. Certifique-se que ela seja descritiva e que explique claramente o que o aplicativo faz. Como o Android é utilizado em número muito grande de aparelhos e de diferentes marcas, e tamanho de telas, é impossível dizer qual o número de caracteres ideal. A melhor estratégia é manter o título do aplicativo o mais curto possível, para que seja possível ler o nome completo durante a busca. Nada mata mais a experiência do usuário do que um título muito longo que fica truncado na tela devido ao seu tamanho.

2 – Descrição : Muito semelhante à descrição meta tag em um site. Utilize-se de uma forma clara e eficaz para explicar o que sua app é, o que faz, e os quais os seus benefícios. Já que não há necessariamente um site real para a venda do seu produto, esse conteúdo será o seu mecanismo de alavancagem para comercializar seu aplicativo e em muitos casos o único. Sendo assim caso ache necessário contrate um profissional especializado para escrever a descrição do seu produto, atente ao limite de 4.000 caracteres e use-os sabiamente.

3 – Ícone : Acredite ou não, o ícone da app realmente faz diferença. Olhe para todas as grandes e populares marcas (Facebook, Twitter). Todos eles têm uma coisa em comum – um logotipo/marca icônico. Verifique se o seu ícone ou logotipo é claro, simples, objetivo e se expressa de forma criativa o seu aplicativo.

4 – Tipo : O Google divide as apps em dois grupos: aplicativos e games. Selecione a opção correta.

5 – Screenshot : Todo mundo gosta de ver como é a ‘cara’ a aplicação ou do jogo. Os seres humanos são criaturas visuais, tire vantagem disso e capture as melhores imagens para colocar junto a sua app.

6 – Categoria : Como o nome já diz indica a categoria ao qual sua app pertence, selecione mais de um caso seja apropriado.

7 – Youtube demo : Esta é uma funcionalidade relativamente nova na Play Store, ela permite fazer upload de um vídeo no YouTube de seu aplicativo em ação. Use isso como um outro atrativo de venda e destacando as melhores partes do seu aplicativo.

8 – Google Plus : Todos os aplicativos têm um plugin do Google Plus. Quanto mais “pulse” seu aplicativo tiver, mais visível será na Play Store e poderá até mesmo ter escolhido para fazer parte dos carrosséis de destaque. Vamos ser francos… – Google Plus é um produto do Google, então eu tenho quase certeza que existe alguma predileção para ele.

 

Importante: O Google afirma claramente que qualquer “o uso repetitivo e/ou irrelevante de palavras-chave no título do aplicativo, descrição ou na descrição promocional pode criar uma experiência desagradável para seus usuários e poderá resultar na suspensão de seu aplicativos.” Portanto tenha cuidado.

Off-Page Optimization

1 – Ratings no Geral : Este é um fator importante para a ASO. Não só do ponto de vista ASO, mas também do ponto de vista de conversão. Se vemos que 1200 pessoas deram 5 de 5 estrelas, assumimos que deve ser um ótimo aplicativo. Os ratings também são um reflexo direto do desempenho do seu aplicativo – um ótimo aplicativo vai ter grandes classificações. Tenha em mente, que a colocação da sua app na primeira página depende de uma combinação de opiniões, avaliações, downloads e pulses do Google.

2 – Reviews : Avaliações, reviews, comentários certamente ajudam na conversão. Você precisa de um bom número de reviews genuínos e favoráveis, estimule seus usuários a deixar comentários e dê atenção a eles, procure responder todas as dúvidas de seus usuários, preste atenção não apenas nos elogios mas também nas criticas, fique atento pois, quanto maior o número de conversas positivas em torno da sua app maior a sua conversão. Use os comentários como uma ferramenta de feedback para garantir a melhoraria continua de seu aplicativo. Procure criar fãs para seu aplicativo e não apenas usuários.

3 – Total de Downloads : Isso certamente afeta a o psicológico do pesquisador/usuário. Quanto mais downloads seu aplicativo tiver, maior a probabilidade de alguém baixá-lo. Afinal se tanta gente já instalou deve valer a pena.

4 – Link Building : Bem vindo de volta ao mundo dos ‘link buildings’! Como se trata de produto Google a Play Store tem acesso aos índices de busca do Google. Isso significa ter sua app ‘linkada’ em sites populares ou consideradas autoridades certamente vão ajudar.

 

Apple iOS Store

apple-appstore-iconAplicar ASO para aplicativos iOS é um pouco mais simples do que o Google Play. Isso por que a a Apple não tem acesso aos índices de busca do Google e utiliza-se basicamente das conversas (comentários de usuários, classificações, downloads) geradas dentro da própria App Store e das informações cadastradas com a App.

On-Page Optimization

1 – Título : Mais uma vez, esta é a parte mais importante da ASO. A Apple recomenda menos de 25 caracteres para o título do seu aplicativo. Certifique-se que o título descreve claramente seu aplicativo e o que ele faz, mas mantenha-o curto. Já vi muitos títulos aparecerem truncados na tela devido ao tamanho. Como sabemos, isso mata a experiência do usuário.

2 – Descrição : Este é provavelmente a segunda parte mais importante da ASO. Este é o lugar onde você vende seu aplicativo e todos os seus grandes recursos! Mais uma vez, mantenha-o curto e conciso. Os pesquisadores/usuários estão lendo as informações a partir de seus telefones celulares ou iPads e não de seus monitores ou notebooks, tempo é essencial. Tenha certeza que cada palavra contida na descrição precise estar lá.

3 – Logo : Esta é uma ótima maneira você para expressar criativamente o que seu aplicativo faz. Considere contratar de um profissional para criar um logotipo deslumbrante para seu aplicativo. Inspire-se com as grandes marcas como Facebook, LinkedIn, ou Amazon. Esta parte não deve ser menosprezada.

4 – Screenshot : As pessoas gostam de vitrine. A quantidade é importante mas a qualidade é ainda mais importante, garanta que as imagens destaquem o que sua app tem de melhor e que deixem claro que ela faz e o quão fácil é utilizá-la.

5 – Categoria : Certifique-se de categorizar sua aplicação de forma adequada. Muitos pesquisadores vão direto para categorias específicas, se eles estão à procura de alguma coisa. A Apple também permite que uma categoria secundária, no caso o seu aplicativo se encaixa em duas categorias, mas sempre trate uma categoria como sendo a mais importante.

6 – Keywords : Qualidade deveria quantidade trunfo aqui. Afaste-se de técnicas questionáveis como o uso de marca de um concorrente. A Apple também recomenda o uso de palavras-chave únicas e especificas ao invés das altamente genéricas. Escolha estrategicamente suas palavras-chave. Não é necessário repetir o nome da app nas keywords, use sempre as palavras no singular, procure utilizar palavras que funcionem em diversos idiomas sempre que possível. Não utilize espaços entre as keywords, todo caracter é precioso! Existem algumas ferramentas  (MobileDevHQ, SensorTower, SearchMan, AppCodes…) que podem ajuda-lo, utilize-as!

Off-Page Optimization

1 – Reviews : Esta é uma parte extremamente importante da ASO em termos de conversão. Os pesquisadores sempre baixam aplicativos que têm opiniões positivas. Às vezes, comentários revelam uma grande quantidade de informações sobre o aplicativo que pode converter um pesquisador em potencial. Verifique se o seu aplicativo possui uma quantidade suficiente de comentários detalhadas e genuínos. Estimule seus usuários a darem opiniões sobre seu aplicativo, mais uma vez preste atenção nas conversas que ocorrem em torno da sua app.

2 – Ratings : Este é outro grande fator de conversão. As aplicações com um bom percentual de avaliações positivas tendem a serem mais baixadas. Certifique-se de desenvolver um ótimo aplicativo de modo que os usuários façam uma boa avaliação.

Como qualquer esforço de marketing on-line, teste e re-teste para encontrar a estratégia mais eficaz para a sua aplicação : isto aplica-se tanto o Google como para Apple. Como o mercado de aplicativos para dispositivos móveis esta em plena expansão ainda vamos ver muitas mudanças. E esta explosão no crescimento terá um grande impacto sobre a forma como ASO é implementado, e veremos novos fatores tanto no “on” ou “off-page” influenciarem no raking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *